Família

10 min

Okiya

Criado por Bruno Cathala

Uma reinterpretação elegante do clássico 4 em linha

Jogo adicionado ao carrinho

Checkout
Okiya

Jogadores: 2

Idade: 7+

No Jardim Imperial, dois jogadores defrontam-se por conseguir os favores do Imperador do Japão. Okiya é um jogo que faz um tributo à cultura ancestral nipónica e à simplicidade e delicadeza dos seus poemas.

O tabuleiro não são mais do que 16 peças que se organizam num quadrado de 4x4. Cada uma dessas peças contém uma ilustração baseada no ambiente dos jardins japoneses e também um de quatro símbolo poéticos (Sol, Pássaro, Chuva e Tanzaku que são pequenos bilhetes onde as pessoas fazem os seus pedidos e os prendem em bambus).

À vez, os jogadores vão colocando os seus discos nessas peças seguindo uma regra muito simples, que é também a única regra do jogo. Sempre que se coloca o disco numa ilustração, o disco seguinte do adversário tem que ser colocado sobre uma peça que contenha um ponto em comum com a anterior, seja o símbolo poético ou o tipo de vegetação. Ganha o jogador que conseguir colocar 4 das suas peças em linha. 

Okiya é um jogo fascinante na sua simplicidade ao mesmo tempo que consegue reinterpretar de uma forma muito inteligente e original o tradicional jogo 4 em linha. Obriga os jogadores a pensar duas a três jogadas à frente e, devido à rapidez de cada partida, há sempre tempo e vontade para jogar outra vez. 

1

Caixa de jogo

16

mosaicos jardim

8

fichas pretas

8

fichas vermelhas